Neo Gêmini

Século Agonizante (1999)

Editora Mandamentos, B.H.
1ª. Edição (1999) - esgotada


Capa do livro Século Agonizante

Coletânea tríplice de poemas escrito por Neo Gêmini, Marcos Martino e Nelci Rangel. Basicamente, os poemas de Neo Gêmini e Marcos Martino são letras de músicas. Muitas delas fazem parte do repertório do Grupo Musical "Verde Terra", surgido em Alvinópolis-MG em Fevereiro de 1980, região metalúrgica do Estado de Minas Gerais e que participou de mais de 40 festivais de música pelo Brasil, conquistando prémios em mais de 30. Quatro de suas vitoriosas composições foram registradas no LP-Mix "Nós, os Loucos", lançado em Setembro/1987, cuja 1ª. tiragem se esgotou em 5 meses.

O ano de 1999 começou com o lançamento desta obra, que marcou o ingresso dos três jovens escritores na literatura brasileira. Foi exatamente em Alvinópolis, terra natal dos músicos mineiros Neo Gêmini e Marcos Martino o coquetel e noite de autógrafos, que contou além de familiares e amigos dos escritores com a presença do co-autor da obra o poeta Nelci Rangel, administrador de empresas, colega de faculdade de Neo Gêmini. O evento aconteceu nos salões do Alvinopolense Futebol Clube, localizado à Av. Padre José Marciano, no centro de Alvinópolis. Foi uma noite inesquecível e histórica no dia 02/Janeiro/ 1999.

A obra "Século Agonizante", foi lançada em Belo Horizonte, no Espaço Cultural da Telemar, Av. Afonso Pena, Bairro Mangabeiras, em 30/Março/1999, com a presença de várias personalidades e amigos dos escritores. Foi uma concorrida Noite de Autógrafos que culminou com uma "jam session" acústica do músico Neo Gêmini que foi acompanhado pelo violonista/compositor Luís Coringa, vocalista do Grupo Pau com Arame. O evento foi registrado em vídeo. As imagens mostram depoimentos emocionados dos escritores.

Opiniões críticas

SÉCULO AGONIZANTE tem em sua essência a marca dos ideais, pensamentos e inquietação da juventude. Diferente de outras vozes de sua geração e ofício é um livro palpável de vivências, além da destreza e propriedade lúdica de quem sonha. Fica demonstrada mais uma nova colheita de poetas de Alvinópolis, acrescida de uma revelação do triângulo mineiro.

Por Magda Lúcia Rodrigues, da Academia Municipalista de Letras

O Século Vinte e o Milênio caminham celeremente para o fim, o que tem motivado reflexões profundas em todos os países, em pessoas de vários níveis e de múltiplas tendências. Entre eles estão três poetas mineiros radicados na Belo Horizonte centenária: Marcos Martino, Neo Gêmini (pseudônimo de Manoel Cotta Barcellos), ambos de Alvinópolis, e Nelci Rangel, de Santa Rosa da Serra, pequena cidade do Triângulo Mineiro. Todos três transformaram suas visões desta época transitória em poemas de bom nível que abordam temas diversos, indo do lírico ao filosófico, induzindo os leitores a meditações elevadas sobre a posição de cada um diante do mundo de hoje e do futuro. Esses poemas reunidos no livro "SÉCULO AGONIZANTE", coletânea tríplice que marca o ingresso oficial dos três autores no maravilhoso mundo da poesia e os recomenda positivamente, como que prevendo para Marcos Martino, Neo Gêmini e Nelci Rangel um belo futuro no terreno literário.

Por José Afrânio Moreira Duarte, da Academia Mineira de Letras

Todas as letras de poemas e músicas presentes no site são de autoria de
Neo Gêmini e estão registradas na Biblioteca Nacional - Escritório de Direitos
Autorais - Rio de Janeiro - RJ. Proibida a reprodução total ou parcial.
Os infratores serão processados na forma da lei.
Copyright © 2008

Site desenvolvido por Henrique Barcellos