Mazza Edições - 1ª. Edição 2002
Coletânea de poemas dos músicos mineiros Neo Gêmini, Marcos Martino, mineiros de Alvinópolis e do guitarrista/compositor/vocalista Luís Coringa, integrante da banda de rock Pau com Arame. Como diz o escritor/cronista Frederico Ozanam Barcelos: "Três jovens falando de encontros, momentos, passagens, visões - um enfoque profundo da alma feminina. Todas as mulheres: namoradas, adolescentes, amantes, julietas, prostitutas". É uma homenagem às mulheres de todo mundo em poemas que misturam ficção e realidade.
É composto de 3 seções distintas de cada autor e os respectivos capítulos:
1ª. Seção, intitulada Poemas Livres sobre o universo feminino de Neo Gêmini, e os capítulos "Romantismo e Sinceridade", "Astrologia Feminina" e "Erotismo e Sensualidade".
A 2ª. Seção é de Marcos Martino, intitulada Fogo morro acima, com os capítulos "Para elas", "Sobre elas", "Subjetiva" e "Boca Maldita".
A 3ª. Seção de Luís Coringa tem o título "As mulheres em nossas vidas", com os capítulos "Saudações", "Tipos de mulheres", "Histórias" e "Abstrato".
Esta obra foi lançada durante o 3º. Salão de Literatura, na Serraria Souza Pinto, em Belo Horizonte, no dia 16/Agosto/2002, numa concorrida Noite de Autógrafos e coquetel, no Stand da Mazza Edições. Ainda nesse dia Neo Gêmini e Luís Coringa fizeram um show com o Grupo Pau com Arame, na tenda cultural montada no lado externo da Serraria.
Em Alvinópolis, terra natal de Gêmini e Martino esta obra foi lançada numa concorrida Noite de Autógrafos, num Sábado, 21/Setembro/2002 na Churrascaria Nick's Bar com a presença de grandes personalidades da cidade, amigos e familiares dos compositores. Têve também a presença do co-autor Luís Coringa, músico/guitarrista.
Este livro, cuja 1ª. tiragem está quase esgotada tem recebido muitos elogios de leitores, especialmente mulheres e também de críticos e jornalistas.
O que transforma a coisa em si no elemento poético? Muitos apostam na ins(piração). Outros no esforço contínuo. Acredito plenamente que a junção desta dupla dinâmica ganha relevo nos textos de Neo Gêmini, Marcos Martino e Luís Coringa, pessoas que metamorfoseiam a faina cotidiana em súbita e astuta engrenagem literária. O combustível para este motor maluco é a emoção. E esta os autores têm de sobra. É só conferir.
Por Alécio Cunha, poeta e jornalista e autor de "Lírica Caduca"
Todo criador se orgulha de sua obra. Nem Deus é exceção. Segundo os textos sacros, o Todo-Poderoso fez o mundo e achou que estava bom. Assim sendo, Marcos Martino, Neo Gêmini e Luís Coringa - trindade de intelectuais, três escritores distintos num só mistério - lançam seu mundo no universo da poesia: No mundo com as mulheres.
Meu palpite não aumenta nem diminui o valor dos poemas e de alguns textos em prosa poética. Jovens de sensibilidade, os três autores têm prestígio na praça. Não precisam de permissão para a entrada em órbita. Conhecem o ofício. Conseguem a proeza de atingir alturas siderais em escritura eclética e digna de elogios.
Por Manoel Lobato, jornalista